Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasMotoristas do transporte coletivo de Maringá iniciam greve por tempo indeterminado
Maringá

Motoristas do transporte coletivo de Maringá iniciam greve por tempo indeterminado

Terminal Urbano de Maringá amanheceu vazio devido à paralisação

Foto: Reprodução

Os motoristas das empresas Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e Cidade Verde, responsáveis pelo serviço de ônibus urbanos e metropolitanos em Maringá e região, iniciaram nesta quinta-feira (10) uma greve por tempo indeterminado. A paralisação foi aprovada em assembleia realizada na noite anterior, no Terminal Intermodal, em votação secreta organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Maringá (Sinttromar).

A quantidade mínima de ônibus que deverá continuar circulando será definida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que acompanha o caso. A decisão dos trabalhadores ocorre após a rejeição da proposta apresentada pelas empresas durante uma audiência de mediação promovida pela Justiça do Trabalho.

Na assembleia, a maioria dos motoristas das duas empresas votou a favor da paralisação. Na Cidade Verde, foram 112 votos favoráveis e 18 contrários. Já entre os trabalhadores da TCCC, 205 se manifestaram a favor da greve, contra 84 que votaram contra.

Com a deflagração do movimento grevista, todos os serviços prestados pelas duas operadoras devem ser afetados a partir das primeiras horas desta quinta-feira, impactando diretamente os usuários do sistema de transporte coletivo da cidade e região.

Uma nova audiência de conciliação entre sindicato e empresas está agendada para esta quinta-feira (10), novamente sob mediação da Justiça do Trabalho. A expectativa é que um acordo possa ser alcançado para pôr fim à greve.

Entre os principais pontos de impasse está a ausência de um plano de saúde para os trabalhadores, uma das reivindicações centrais do Acordo Coletivo de Trabalho. Em reunião realizada na terça-feira (8), a Prefeitura de Maringá comprometeu-se a apresentar, no prazo de até 60 dias, um estudo sobre a viabilidade da concessão do benefício aos funcionários da TCCC. No caso dos trabalhadores da Cidade Verde, a responsabilidade é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Outro tema em discussão é a redução do intervalo intrajornada. Ficou acertada a criação de um grupo de trabalho, com representantes do sindicato, da prefeitura e das empresas, para avaliar a possibilidade de diminuir esse tempo de pausa, o que, caso aprovado, pode exigir a contratação de mais profissionais para compensar a mudança. (com informações do Jornal do Povo)


Tags:  Greve  TCCC  Cidade Verde  Maringá  Transporte Coletivo 

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Maringá
Estudantes de Artes Visuais da UEM promovem exposição sobre conexões presenciais
Mostra é aberta a visitação gratuita na galeria Colchetes, no Bloco A34 da UEM
15/07/2025
Maringá
MP investiga criação novos cargos comissionados na Câmara
No total, foram criados 25 novos cargos em regime de urgência
15/07/2025
Maringá
Projeto Sorrir leva atendimento odontológico a custodiados em unidades penais da Regional de Maringá
A ação é realizada por meio do Projeto Sorrir, idealizado pela instituição evangélica “Jovens Com Uma Missão (Jocum)”, que tem como objetivo oferecer, de forma voluntária, serviços odontológicos e promover a saúde bucal em setores mais carentes da sociedade
14/07/2025
Maringá
Maringá oficializa R$ 1,5 milhão mensal para o Hospital da Criança
As portarias do Ministério da Saúde foram assinadas durante evento realizado neste domingo, 13
14/07/2025
Maringá
Nova escola estadual em Maringá atenderá cerca de 1.800 alunos
Unidade vai atender a comunidade do Jardim Madrid e terá 20 salas de aula climatizadas, laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva coberta. Entre o último bimestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025, sete novas unidades foram entregues no Paraná
11/07/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

Você apoia a campanha Gratuidade Já na Expoingá?
1
SIM
2
NÃO

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp