Arraiá do Seo Zico Borghi celebra mais de quatro décadas de tradição
Primeiro registro de Patrimônio Histórico Imaterial de Maringá, arraiá ocorre desde 1982
Maringá se prepara para mais uma edição do tradicional Arraiá do Seo Zico Borghi, a principal festa junina da cidade, que há 43 anos movimenta a zona rural com muita cultura popular, música e culinária típica. A edição de 2025 acontecerá no dia 23 de junho (segunda-feira), a partir das 18h30, na Estrada Pinguim, próxima à Capela Bom Jesus, e tem entrada gratuita para toda a comunidade.
Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, o evento promete manter viva a essência das festas caipiras, com um ambiente acolhedor, decoração temática e uma programação recheada de atrações. Entre os destaques da noite, está o show ao vivo com Tercílio Men e Banda, que trará repertório animado para embalar o público.
A gastronomia típica será outro ponto alto da festa, com um cardápio repleto de quitutes como quentão, pipoca, canjica, paçoca, bolos caseiros e outras delícias que remetem ao interior e às tradições de São João. Além disso, o arraiá contará com brincadeiras clássicas, como pau de sebo, pescaria, fogueira cenográfica e apresentação de quadrilhas juninas, envolvendo moradores e visitantes em um clima festivo e comunitário.
Criado em 1982 pelo pioneiro Zico Borghi, o evento carrega um profundo valor histórico e simbólico para Maringá. Em reconhecimento à sua importância cultural, o arraiá foi o primeiro bem registrado como Patrimônio Histórico Imaterial do município, conforme a Lei Municipal nº 8449/2009.
Para o secretário de Cultura, Tiago Valenciano, o arraiá é mais do que uma simples festa: “É uma manifestação de fé, alegria e pertencimento. Celebramos Santo Antônio, São Pedro e São João com muito orgulho. O Arraiá do Seo Zico Borghi conecta gerações, resgata memórias afetivas e reforça os laços entre a cidade e o campo”, afirma.
Tags: Arraiá do Seo Zico Borghi festa junina festa popular Maringá

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEITO ÁRABE
TRATORIA