Maringá se destaca entre as mil melhores cidades do mundo para startups
A capital e os municípios polos do Noroeste e Norte do Paraná apareceram novamente no Startup Ecosystem Index Report, estudo realizado pelo instituto isralenese StartupBlink, que avalia as 1.000 melhores cidades para desenvolvimento de startups
Maringá reforça sua posição de protagonismo no cenário global da inovação ao figurar, mais uma vez, no Startup Ecosystem Index Report 2025, divulgado pelo instituto israelense StartupBlink no último dia 20. O levantamento internacional aponta a cidade como um dos três principais ecossistemas de startups do Paraná, ao lado de Curitiba e Londrina. Maringá ocupa a 760ª posição no ranking que lista as 1.000 melhores cidades do mundo para o desenvolvimento de startups, repetindo os feitos de 2023 e 2024.
A classificação é reflexo direto dos esforços da cidade em fomentar ambientes propícios à inovação, com destaque para o investimento em tecnologia, empreendedorismo e integração com universidades. Maringá tem se consolidado como um importante polo de inovação na região Noroeste do Paraná, estimulando o surgimento e crescimento de negócios com base tecnológica e alto potencial de escalabilidade.
Além de Maringá, o Paraná é representado por Curitiba, que aparece como a terceira melhor cidade do Brasil, com 5.417 pontos e a 149ª posição no ranking mundial, e Londrina, que subiu 23 posições em relação ao ano anterior e agora figura na 884ª colocação.
O Startup Ecosystem Index Report é publicado anualmente e analisa o ambiente para startups em mais de 100 países. O estudo considera critérios como facilidade para abertura de negócios, infraestrutura tecnológica, qualidade e quantidade de empresas de base tecnológica e a interação entre instituições públicas, privadas e universidades.
De acordo com o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o resultado reflete o avanço do Paraná como um estado inovador. “Nosso estado vem se consolidando como uma referência em inovação e isso é um claro resultado dos investimentos estratégicos que o governo estadual vem fazendo, em parceria com as universidades, iniciativa privada e os municípios”, afirmou.
Ecossistema maringaense em ascensão
O bom desempenho de Maringá é impulsionado por programas locais de incentivo ao empreendedorismo inovador, desenvolvimento de parques tecnológicos e forte atuação das universidades e da sociedade civil na transformação das cadeias produtivas. A cidade também tem se destacado na formação de talentos para o setor de tecnologia e na criação de espaços colaborativos para startups e projetos de base científica.
Na primeira edição do programa estadual Paraná Anjo Inovador, lançado em 2023 para apoiar financeiramente startups com até R$ 250 mil, Maringá teve 10 empresas contempladas — ficando atrás apenas de Curitiba, que teve 21 startups aprovadas, e à frente de Londrina, com cinco. A iniciativa visa fortalecer o ecossistema local ao permitir que novas soluções em produtos, serviços e processos sejam desenvolvidas com mais agilidade e estrutura.
Além disso, iniciativas como a implantação de centros de inovação em universidades estaduais, como o que está sendo construído na Universidade Estadual de Londrina (UEL), mostram o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento de ambientes favoráveis à inovação em todas as regiões.
Com a presença no ranking da StartupBlink e o reconhecimento como centro emergente de tecnologia, Maringá consolida sua vocação para o futuro, mostrando que inovação, planejamento urbano e educação de qualidade andam juntos no fortalecimento de cidades inteligentes e competitivas no cenário global. (com informações da AEN/PR)
Tags: Maringá Startups desempenho mil melhores do mundo

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.