MARINGÁ- Fórum trabalhista sedia inédita exposição sobre cafeicultura
Exposição 'Ouro Verde' homenageia trabalhadores do café desde a década de 1950
Por uma elogiável iniciativa da cessão do local, continua aberta durante todo o mês de maio, no Fórum da Justiça do Trabalho de Maringá, a exposição Ouro Verde em homenagem aos trabalhadores do ciclo do café, contando sua trajetória desde a década de 1950, passando pela grande geada nos anos 1970 e a luta por direitos trabalhistas
Trata-se de uma inédita exposição resgata a originalidade da colheita, ascensão e a fase desestimuladora provocada pela geada negra. A mostra foi organizada pelo Setor de Arquivo, Gestão Documental e Memória de Maringá, em parceria com o Memorial Armínio Kaiser da Incubadora Tecnológica de Maringá Maringatech. A entrada é gratuita.
Estão em exibição fotografias de Armínio Kaiser, feitas entre 1957 e 1970, que pertencem ao acervo da Maringatech. Armínio Kaiser foi engenheiro agrônomo do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC) e acompanhou durante mais de 30 anos os caminhos da cafeicultura no Norte do Paraná. O servidor registrou com sua câmera fotográfica a vida e a luta de homens e mulheres nos cafezais paranaenses.
Os atuais trabalhadores na produção do café também são retratados em um vídeo cedido por uma beneficiadora de café em grãos de Maringá mostrando a colheita e beneficiamento do café gourmet, colhido manualmente e do tradicional, colhido com o uso de máquinas agrícolas. A exposição também traz documentos históricos, objetos usados no beneficiamento do café e mostras do produto.
Texto: Ascom TRT-PR
Fotografias: Fórum Trabalhista de Maringá

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.