Produção de cerveja é um dos temas do Pint of Science Maringá 2025
O evento vai movimentar três bares da cidade, entre os dias 19 e 21 de maio
Você já se perguntou como aquele copo de cerveja, cheio de aroma e sabor, ganha vida? Pois se comparecer na primeira palestra do Pint of Science Maringá 2025 vai desvendar esse mistério. Esse é o tema da palestra do dia 19, segunda-feira, do evento científico mais divertido do planeta, que ocorre em 25 países e 169 cidades do Brasil este ano. Inclusive, Maringá. Por aqui, a organização é da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Na palestra de segunda, os professores do Departamento de Tecnologia, do campus de Umuarama da UEM, Rodrigo Zunta Raia e Denise Silva de Aquino vão colocar água na boca do pessoal, mostrando que sabem tudo sobre a produção de cerveja.
A dupla promete levar os apreciadores da ‘loura gelada’ a uma jornada no cenário da transformação do malte na bebida pronta para ser apreciada. De forma leve e didática, será possível conhecer as principais etapas e o que acontece em cada fase da produção de uma cerveja, os ingredientes envolvidos, como se desenvolvem os aromas e sabores e quais as peculiaridades deste processo.
“Uma palestra feita para curiosos, apaixonados por cerveja e iniciantes que querem conhecer o que há por trás de cada gole. Se você acha que cerveja é só abrir a garrafa e brindar, essa palestra vai virar seu copo — e sua cabeça. Bora embarcar nessa jornada?”, convida o professor Raia.
Três dias de evento
A coordenadora do Pint na cidade, Carla Pavanelli, lembra que mais de 30 pessoas, entre pós-graduandos, professores e técnicos da UEM, fazem parte da organização do evento em Maringá. Ela é bióloga e coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), da UEM.
“O Pint em Maringá vai até dia 21, quarta-feira, sempre às 19 horas. Vai ser uma ótima oportunidade para aqueles que apreciam consumir ciência de forma divertida em companhia de cientistas e amigos. O ambiente do Pint é sempre leve, muito didático, com muita informação”, adianta Carla.
Na terça-feira, 20, a discussão do Pint of Science Maringá será no RedCor Cervejaria Fábrica Bar. Na pauta: “A Natureza é a solução”. Trata-se de uma palestra de mãe e filha. A arquiteta Fernanda Maróstica, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM), e a bióloga Lídia Maróstica, membro do Conselho Regional de Biologia do Paraná, vão dar dicas de como a natureza pode nos ajudar a enfrentar os desafios urbanos da atualidade.
Fechando o Pint 2025, na quarta-feira, dia 21, os professores do Departamento de Física da UEM, Breno Ferraz de Oliveira e Ylla Grasielle dos Santos Alves, vão pedir: “Garçom, mais um quantum, por favor!”, título do bate-papo que vão coordenar. Os físicos prometem mostrar para quem aparecer por lá “o que é física quântica de verdade, sem precisar de doutorado ou incenso”. Essa atividade será no Atari Bar.
O que é o Pint?
A iniciativa é um verdadeiro festival de ciência. Reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir assuntos relevantes em diversas áreas do conhecimento. O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival Pint of Science, organizado simultaneamente em mais de 25 países. A primeira edição foi em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, o festival vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.
Com o lema "Um Brinde à Ciência", o Pint busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, os organizadores querem inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.
O Pint of Science Brasil é organizado por mais 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores. A parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, bem como com a mídia e patrocinadores, tem sido fundamental para o sucesso do festival nos últimos anos. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas compareçam às atividades em 2025.
Em Maringá, a organização é PEA; do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia); e do Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada (PGB), todos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas (CCB), da UEM.
Tags: Festival de ciência cerveja artesanal Pint of Science Maringá 2025

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.