CVV de Maringá abre inscrições para formação de novos voluntários
A capacitação é destinada para quem deseja atuar no atendimento às pessoas que buscam apoio emocional
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, está com inscrições abertas para o curso de capacitação de novos voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) na cidade. A formação é voltada a pessoas interessadas em atuar no atendimento emocional gratuito oferecido pela instituição, que é reconhecida pelo trabalho sigiloso e voluntário de apoio a quem enfrenta dificuldades emocionais.
O curso de formação terá início neste fim de semana, nos dias 26 e 27, em formato remoto. Após essa etapa inicial, os participantes seguirão em um treinamento online com duração de 90 dias, composto por encontros semanais. O objetivo é preparar os futuros voluntários para oferecer escuta qualificada por meio dos canais de atendimento do CVV, como telefone, chat e e-mail. Em Maringá, o atendimento ocorre via telefone, com a possibilidade de utilização do posto físico do CVV para quem não dispõe de um ambiente adequado em casa.
Para integrar a equipe de voluntários, é necessário dedicar quatro horas por semana às atividades, além de participar de uma reunião presencial mensal e de um encontro geral a cada três meses, voltado à troca de experiências e aprofundamento dos conhecimentos.
O secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi, ressalta que a ação integra o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde, por meio do projeto PlanificaSUS. “Estamos promovendo avanços nos processos de Atenção Psicossocial, com foco em um cuidado mais integral, humano e contínuo. A parceria com o CVV amplia essa rede de acolhimento emocional na cidade”, afirmou.
O CVV de Maringá, em conjunto com a Secretaria de Saúde, também vem ampliando sua presença em espaços públicos, com a distribuição de materiais informativos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência da Assistência Social (Cras), no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), entre outros locais.
“Ser voluntário é oferecer tempo e empatia. É estar disponível para ouvir, sem julgamentos, oferecendo acolhimento em momentos delicados”, destaca Ademir Fonseca Jr., voluntário do CVV em Maringá.
Interessados em participar do curso devem se inscrever por meio do link específico para Maringá. Outras informações sobre o trabalho do CVV estão disponíveis no site oficial ou pelo telefone 188.
Tags: CVV doação Maringá vidas Centro de Valorização da Vida emocional gratuito

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.