Repórter da RPC omite fonte que originou pauta sobre a Calçada Histórica
A Unijore (União dos profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura) deverá emitir nota de desagrado para a emissora.
Como qualquer grande veículo de comunicação, pelo menos em dois conceitos o jornalismo é praticado. Mas todos sabem que nem sempre as regras internas escritas na cartilha para garantir credibilidade, imparcialidade e alinhamento com a linha editorial da empresa são aplicadas. Dois exemplos: 1) a linha editorial adotada para descrever os últimos acontecimentos políticos no cenário nacional.
2) O mais recente aconteceu na cobertura que a emissora fez, replicou e assumiu uma duvidosa exclusidade sobre a calçada histórica defronte o Grande Hotel/Hotel Bandeirantes, que escapou de ser destruído por questão de minutos, na semana passada. " Foi noticiado por um jornalista da cidade", desconversou o repórter sem identificar o jornalista Angelo Rigon, deixando blogueiros, repórteres e outros profissionais da imprensa que militam na cidade sem saber quem era o "pai da matéria".
Para restabeler a imparcialidade e dar o crédito a quem merece, a sugestão é que o jornalismo da afiliada da Globo em Maringá pesquise suas fontes. No caso da calçada histórica, a notícia foi publicada na quinta-feira, dia 27. detalhado aqui. causando um clima de desconforto entre a classe jornalística e no próprio autor da reportagem, conforme relatou em seu site aqui
Os jornalistas que trabalham na Globo costumam relatar que há um controle rigoroso sobre fontes, checagem de dados e a forma como as notícias são apresentadas. Isso pode ser visto como positivo, pois evita a disseminação de informações falsas, mas também pode ser interpretado como uma rigidez que limita a liberdade criativa ou de abordagem em alguns casos. A Unijore (União dos profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura deverá emitir nota de desagrado para a emissora. (Atualizado)

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.