Governador do Paraná Ratinho Jr. decreta a nomeação de 132 professores para a UEM
Professores foram aprovados em concursos públicos da UEM
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, assinou, no último dia 18 de dezembro, os decretos que oficializam a nomeação de 132 candidatos aprovados em concursos públicos para docentes na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O processo de publicação do edital, aplicação das provas e a nomeação dos aprovados foi concluído em prazo recorde, graças à agilidade e parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a UEM.
Após a assinatura dos decretos, a nomeação foi publicada no Diário Oficial. A próxima etapa será a posse dos novos servidores, prevista para ocorrer entre janeiro e o início de fevereiro de 2025. A partir de 9 de janeiro, os nomeados serão notificados por e-mail com instruções sobre os procedimentos para efetivação da contratação.
Os docentes serão alocados entre os sete Centros de Ensino da UEM, conforme a seguinte distribuição:
- Centro de Ciências Agrárias (CCA): 9 vagas;
- Centro de Ciências Biológicas (CCB): 8 vagas;
- Centro de Ciências Exatas (CCE): 15 vagas;
- Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH): 29 vagas;
- Centro de Ciências da Saúde (CCS): 26 vagas;
- Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA): 9 vagas;
- Centro de Tecnologia (CT): 36 vagas.
O secretário da SETI, professor Dr. Aldo Nelson Bona, destacou a importância da medida: "Essa nomeação reforça o reconhecimento do governador Ratinho Júnior sobre a relevância das nossas universidades e a necessidade de dotá-las com a força de trabalho adequada para que possam entregar à sociedade paranaense aquilo que o ensino superior é capaz de produzir. Este processo foi realizado com base em parâmetros e indicadores técnicos, conforme estabelece a Lei Geral das Universidades."
O reitor da UEM, professor Dr. Ricardo Dias Silva, celebrou o feito como um marco histórico: "A nomeação de tantos docentes representa um momento único para nossa universidade. Este resultado é fruto de um grande esforço coletivo, que envolveu a abertura do concurso e o trabalho intenso nos departamentos e centros, agora contemplados com novos professores. Agradecemos ao Conselho Universitário (COU) por regulamentar e acompanhar todo o processo, à SETI, na pessoa do secretário Aldo Bona e sua equipe, e ao Governo do Estado pela celeridade histórica dessa ação."
O pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), professor José Maria de Oliveira Marques, também ressaltou a relevância das nomeações: "A chegada desses novos docentes é fundamental para mantermos a excelência do ensino na UEM, que está entre as melhores universidades públicas do Brasil. Além disso, oferece segurança e estabilidade aos recém-contratados."
Com essa importante conquista, a UEM inicia 2025, ano em que celebra 55 anos de fundação, com um reforço significativo para seu quadro de professores, reafirmando seu compromisso com a qualidade e a inovação no ensino superior.
Tags: UEM Maringá universidades estaduais Paraná

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.