Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasCordão Tulipa Vermelha é aprovado por vereadores
Maringá

Cordão Tulipa Vermelha é aprovado por vereadores

Uso do Cordão Tulipa Vermelha é para pacientes de Parkinson

Foto: Marquinhos Oliveira/CMM

Na sessão ordinária desta quinta-feira, a Câmara Municipal de Maringá aprovou em primeira discussão o projeto de lei 17.028/2024, que institui o uso do “Cordão Tulipa Vermelha” como um instrumento adicional para a identificação de pessoas com Doença de Parkinson ou outros distúrbios do movimento em ambientes públicos e privados.

O principal objetivo do "Cordão Tulipa Vermelha" é sinalizar de forma discreta aos funcionários e colaboradores desses estabelecimentos a existência de limitações motoras. Com isso, busca-se evitar constrangimentos relacionados à condição dos indivíduos, garantir atendimento preferencial, oferecer suporte adequado para facilitar sua locomoção e assegurar atenção especial em procedimentos de segurança. Além disso, o cordão visa promover a autoestima, a dignidade e a cidadania de quem convive com a Doença de Parkinson ou outros distúrbios de movimento.

O adereço será composto por uma faixa estreita, medindo 15mm x 85cm, na cor branca e estampada com tulipas vermelhas. O cordão também virá acompanhado de um crachá de 9cm x 6cm, onde serão inseridas informações de identificação pessoal e dados sobre a condição de saúde do portador. O crachá deve conter o nome completo, telefone de contato (de um responsável ou para emergências), identificação da doença (CID - Classificação Internacional de Doenças), descrição da restrição motora, uso de acessórios, limitações quanto a medicamentos, além de indicar se a pessoa utiliza DBS (implante de eletrodo, com a data da cirurgia). A inclusão de uma lista de medicamentos em uso é opcional. Caso o crachá não esteja junto ao cordão, o portador ou seu acompanhante deverá portar o crachá e um laudo médico atualizado, emitido no máximo um ano antes.

Para adquirir ou receber gratuitamente o "Cordão Tulipa Vermelha", o interessado deverá apresentar documentos comprobatórios, como atestado de aposentadoria por invalidez relacionada à Doença de Parkinson, laudo médico ou avaliação emitida por estabelecimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Por fim, a lei determina que estabelecimentos públicos e privados capacitem seus funcionários e colaboradores, sejam eles diretos ou terceirizados, para identificar pessoas que utilizam o Cordão Tulipa Vermelha e adotar medidas que ajudem a reduzir as dificuldades enfrentadas por esses indivíduos.


Tags:  Maringá  Câmara de Vereadores  Cordão Tulipa Vermelha  Doença de Parkinson 

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Maringá
Aeroporto de Maringá inaugura primeira sala VIP com padrão internacional
Espaço está instalado no piso superior do Terminal de Passageiros
06/08/2025
Maringá
Pilhas, baterias e medicamentos têm locais específicos para descarte em Maringá
Logística reversa e o simples ato de levar o material até um ponto de descarte faz a diferença para a saúde do planeta
05/08/2025
Maringá
Inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas terminam na sexta-feira
A prova oral será aplicada no dia 14 de setembro e as provas escritas serão no dia 15, incluindo Conhecimento Geral e Redação
05/08/2025
Maringá
Hospital Universitário anuncia Agosto Dourado no mês da amamentação
Atividades incluem palestras e rodas de conversa com servidores, estudantes e mães sobre o aleitamento materno
04/08/2025
Maringá
Prefeitura promove práticas restaurativas em escolas e Cmeis
Iniciativa garante espaços seguros de fala e escuta respeitosa aos alunos
01/08/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp