Denarc e Conseg intensificam estratégias para combater o tráfico de drogas em Maringá
Só no ano passado, foram apreendidas 10 toneladas de drogas e neste ano o número já atinge três toneladas
Foto: Delegado Leandro Munin, titular da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc)
A Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), responsável pelas operações de inteligência contra o tráfico de entorpecentes na região de Maringá, tem alcançado resultados expressivos nos últimos anos. Aproximadamente 100 toneladas de drogas foram apreendidas, segundo dados apresentados pelo delegado Leandro Roque Munin durante uma reunião com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Maringá.
O delegado destacou que a atuação da Denarc foi importante para desmantelar importantes organizações criminosas, resultando na prisão de seus membros. Um dos casos de maior repercussão foi a operação contra o grupo conhecido como "Ferro Velho da Mandacaru", que culminou em diversas prisões e na morte de um dos principais líderes em confronto com a polícia.
Munin informou que, só no ano passado, foram apreendidas 10 toneladas de drogas, enquanto neste ano, o número já atinge três toneladas. Além disso, cerca de 120 veículos utilizados no transporte de entorpecentes e 100 armas foram confiscados. Outro ponto importante foi o bloqueio de aproximadamente R$ 10 milhões em bens dos criminosos, o que enfraquece ainda mais as organizações criminosas.
Transparência e colaboração
A participação do delegado Leandro Munin na reunião do Conseg faz parte do esforço do conselho em manter seus membros atualizados sobre o desempenho de cada setor da segurança pública em Maringá, setores esses que recebem apoio direto do Conseg. Desde a sua criação, o Conseg tem desempenhado um papel essencial, captando recursos privados para suprir as necessidades das forças de segurança locais, como a aquisição de equipamentos, a construção de instalações e a melhoria da estrutura de serviços.
Assim como foi feito com a Denarc, o Conseg realiza encontros com os titulares de todas as delegacias da Polícia Civil e com o comando da Polícia Militar. Essas reuniões são momentos-chave para o conselho expressar suas expectativas e demandas em relação aos resultados de cada instituição de segurança.
A Denarc é uma das delegacias que mais recebe suporte do Conseg. Recentemente, além da aquisição de novos equipamentos para a sede, o conselho contribuiu significativamente para a estruturação do Núcleo de Operação com Cães. Hoje, a Denarc conta com dois cães treinados que auxiliam nas operações de localização de drogas. Com uma frota de 12 viaturas, a delegacia trabalha em estreita colaboração com outras instituições, como a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Receita Federal, Guarda Municipal e a Polícia Penal.
"O balanço apresentado pelo doutor Leandro evidencia o excelente trabalho realizado pela Denarc. Temos consciência de que o tráfico de drogas é um crime em ascensão em todo o Brasil, e na nossa região, esse desafio não é diferente. A Denarc tem mostrado um comprometimento exemplar no combate ao tráfico, e os números são prova do empenho e da dedicação dos nossos policiais", afirmou o presidente do Conseg, Fernando Alves.
Tags: Denarc Consegue tráfico de drogas Maringá

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
