EXCLUSIVO- Ônibus, bitrens e comércio estão parcialmente paralisados por falta de mão de obra.
A queixa envolve consumidor e fornecedor. A falta de mão de obra qualificada é algo recorrente, mas a situação atingiu um ponto crítico.
A falta de mão de obra no mercado de trabalho nos setores primário, secundário ou terciário está tomando proporções alarmantes. Não só as empresas vêm lamentando a escassez de mão de obra preparada para suprir as demandas do mundo corporativo, mas também os consumidores, que sofrem com a falta de pessoal qualificado para auxiliá-los na escolha do produto, e enfrentando filas cansativas para efetuar os pagamentos.
A queixa das empresas em relação à falta de mão de obra qualificada é algo recorrente, mas agora a situação atingiu um ponto crítico. Muitas empresas se veem em uma posição delicada, onde simplesmente não há pessoal disponível para preencher vagas essenciais em seus quadros. Nessa virada de semestre, pelo menos três grandes empresas empregadoras podem estar entrando num campo crítico de produtividade, algumas já acumulando prejuízos com seus ônibus e equipamentos sem uso no setor sucroalcooleiro.
A mesma situação vem sendo notada no comércio. O Núcleo de Apoio ao Consumidor da Revista RCP tem recebido diversas reclamações e confirmando até desistência de compras em algumas lojas de departamentos. Em uma delas, localizada num shopping central de Maringá, a operadora de caixa admitiu que estava sozinha na loja enquanto a fila de consumidores aumentava. A situação foi registrada na foto que ilustra a reportagem, enviada pelo whatsApp da RCP.
O termo "gastronômetro" não é amplamente reconhecido ou usado de forma oficial no vocabulário comum. Entretanto, a ideia de usá-lo para selecionar os restaurantes mais lembrados foi uma decisão do conselho de redação combinando "gastronomia" com o sufixo "-metro", que, a exemplo do Impostômetro, sugere constantes atualizações nas preferências do consumidor. A exposição do banner é gratuita sem garantia do período de permanência. Para indicações, o internauta pode usar a rede social da Revista RCP ou o e-mail revistarcp@gmail.com.
Taberna Poruguesa
Rancho Caipira
Alecrim Restaurante
Ligue (44) 99994-1951
Barolo Trattoria