Espaço Mulher começa hoje no Calil Haddad
Leia também: A cantora Ju Spina, formada em Canto MPB/ Jazz no conservatório de Tatuí, se apresenta hoje (11) em Maringá no Trinca Bar
Está de volta a temporada cultural no Teatro Calil Haddad. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), realiza a partir de terça-feira, 11, duas exposições sobre mulheres que marcaram a história de Maringá: “Leila, também atriz” e “Elas no acervo”. As exposições serão abertas ao público e ficarão disponíveis para visitação diariamente, inclusive aos fins de semana e feriados, das 8h às 20h, no Teatro Calil Haddad.
′Leila, também atriz′ - A história da pioneira Leila Assaf, que chegou em Maringá em 1954 e foi atriz do Teatro Maringaense de Comédia, será destaque em uma das exposição. Calil Haddad dirigiu ′Dona Xepa′, peça em que a atriz viveu seu primeiro papel como protagonista. Além dos palcos do teatro, Leila Assaf foi atriz de rádio-novela, dona de restaurante, ministrou cursos de confeitaria e participou de concursos de beleza.
Já na exposição ′Elas no acervo′, objetos pertencentes a diversas mulheres maringaenses, várias das doadoras identificadas, ficarão disponíveis para visitação por seis meses. São artigos como instrumentos musicais, objetos de escritório e de trabalho, materiais científicos, obras de artes, entre outros pertences. O curador da dupla exposição é Hagá Galvão, bacharel em Turismo pela Federal de Pernambuco, especialista em museus pela mesma instituição, pós graduado em História pela UEM.
Profissional de museu há mais de uma década, iniciou sua carreira com formação em arte educação pela Pinacoteca do Estado de São Paulo e atuou como educador e pesquisador no Instituto Ricardo Brennand, Museu do Estado de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco. No Paraná atuou no maior projeto de museologia social do país com o Muvirtua e hoje dedica-se a construção da memória coletiva de Maringá no Museu Hélenton Borba Cortes, ligado a Gerência de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.
Tags: #Teatro #Calil #Mulheres #Cultura

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.