Maringá ganha novo parque linear no Jardim Campos Elísios
Espaço vai promover lazer e convívio à população
O Parque Linear Rio Samambaia, no Jardim Campos Elísios, inaugurado neste sábado, vai levar à população da região um novo espaço de lazer. A área, de aproximadamente 15 mil metros quadrados, tem parquinhos, quadras de basquete e vôlei de praia, pomar, estacionamento, pistas de caminhada e Academia da Terceira Idade (ATI. Ocupa um terreno na Rua Rio Samambaia, abrangendo também os bairros Batel, Champagnat e Piatã.
De acordo com a diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff, a transformação do espaço foi feita para que não se transforme em ponto de descarte de lixo e se torne útil para a sociedade. Pensado para proporcionar recreação próximo das residências, um espaço de confraternização, convívio e totalmente saudável. Ela reforça que “o principal objetivo é garantir a dignidade da pessoa humana, o acesso ao lazer, que são direitos constitucionais”.
Com essa iniciativa, a Prefeitura também descentraliza os locais de lazer no município, sabendo que nem sempre todos conseguem vir ao centro para usufruir dos espaços. Para que tenha sucesso, os parques lineares seguem critérios rigorosos de proteção ao meio ambiente como não invadir espaços de Área de Proteção Ambiental (APP) ou de preservação permanente. Além disso, devem receber diversos equipamentos que atendem as necessidades de públicos de todas as idades; aproximando ainda a sociedade da cultura.
Nesse projeto, o poder público ainda prevê a instalação de um palco cultural e arquibancada ao ar livre para que apresentações sejam realizadas. Também é estudada a realização de feiras livres de produtores locais em algum dia da semana. O Parque Linear Rio Samambaia fica pronto após dois anos de obras, a previsão de entrega era no segundo semestre do ano passado. Essa iniciativa foi discutida e aprovada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Comdema) em 2019.
Tags: lazer parque linear maringá proteção ambiental

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.