TEMA DA REDAÇÃO DA UEM: Racismo no Brasil: todo mundo sabe que existe, mas ninguém acha que é racista
Da Redação RCP
Foto/Divulgação
O vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), inicialmente previsto para os dias 21 e 22 de março de 2021, e que acontece neste domingo e segunda-feira, é o primeiro a contar com reserva de vagas para negros.
A aprovação do Sistema de Cotas Raciais se deu em 2019 em reunião plenária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que decidiu pela reserva de 20% das vagas de graduação para negros e pardos. Destas, três em cada quatro vagas serão para negros de baixa renda e uma fica reservada para negros sem esse recorte social.
Há mais de dez anos a questão sobre as cotas raciais vinha sendo debatida na UEM, chegando mesmo a ser levada em votação no CEP, em 2007, que na época optou por aprovar o sistema de cotas sociais, beneficiando estudantes de baixa renda.
Coincidência ou não, o tema da redação abordou o racismo baseado num texto jornalístico publicado no site BBC Brasil. O texto da filósofa e escritora Djamila Ribeiro define assim o comportamento do brasileiro em relação ao racismo: todo mundo sabe que existe, mas ninguém acha que é racista servia de inspiração para que o vestibulando escrevesse uma carta argumentativa sobre “A discussão do lugar de privilégio do branco ajuda a combater o racismo ou não?
Amanhã as provas do vestibular são para conhecimentos específicos.
Leia a reportagem completa inspiradora da redação: Racismo no Brasil: todo mundo sabe que existe, mas ninguém acha que é racista, diz Djamila Ribeiro - BBC News Brasil

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
Chopperia
Bar & Restaurante
Gastrobar
Doce artesanal
Restaurante