Usaçucar está tomando medidas para minimizar o mau cheiro insistente da vinhaça. Junho, na Revista RCP
Foto: Câmera RCP
Redação
No último dia 24 de abril, o esclarecimento a invasão de fuligem na região de Mandaguaçu e no distrito de Iguatemi, onde a Usacucar possui um de seus polos industriais de açúcar e álcool, a versão da usina (leia nesta link: https://bityli.com/QMRtS- foi bem recebido pela população. Desde então, a redação da Revista RCP não registrou mais nenhuma reclamação sobre fuligem.
Mas continua a revolta dos moradores daquela região pelo forte cheiro de vinhaça, subproduto também conhecido por vinhoto, tiborna ou restilo, substância que representa o resíduo pastoso e malcheiroso que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado, para a obtenção do etanol (álcool etílico). Para cada litro de álcool produzido, 12 litros de vinhaça são deixados como resíduo.
Além do forte mau cheiro que se espalha em segundos nas direções dos ventos em alguns quilômetros, chegaram informações que serão checadas oportunamente, dando conta que o poder poluente do vinhoto é cerca de cem vezes maior que o do esgoto doméstico. Além disso, segundo a reportagem está apurando, a vinhaça é considerada altamente nocivo à fauna, flora, microfauna e microflora das águas doces,etc.
A reportagem da Revista RCP foi recebida pela gerência do núcleo de produção da unidade de Iguatemi que foi receptiva em fornecer todas as explicações para tornar essa questão bem transparente para a população Com certeza serão dadas explicações detalhadas sobre as medidas que estão sendo tomadas pela usina para minimizar o problema A reportagem está pautada para ser publicada na edição impressa e digital de junho.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.