Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasMorte de Raul Seixas completa 30 anos
Cultura

Morte de Raul Seixas completa 30 anos

O cantor e compositor Raul Seixas morreu há exatos 30 anos, sozinho, dentro do apartamento onde morava em São Paulo. Mas jamais caiu no esquecimento. 

Raul tinha 44 anos de idade. Estava deitado sobre a cama. Usava um pijama listrado. Segundo os médicos, foi vítima de parada cardíaca decorrente de doenças como pancreatite aguda, alcoolismo e diabetes. O músico havia deixado de tomar insulina na noite anterior, quando chegou bêbado na porta do prédio.

'Pai do rock nacional'

Para quem, sempre foi fã e guarda consigo mais de 5 mil objetos pessoais, além das lembranças de um astro , vale a comemoração.

A música

A música foi seu transporte, o que ajudou a massificá-lo, mas seu pensamento seria certamente combustível para se tornar best seller em publicações filosóficas. A música de Raul teve seus méritos na história; e vale lembrar algumas de suas melhores frases:

"Antes de ler o livro que o guru lhe deu, você tem que escrever o seu", "é chato chegar a um objetivo num instante", "A coisa mais penosa do nosso tempo é que os tolos possuem convicção e os que possuem imaginação e raciocínio vivem cheios de dúvida e indecisão", "A desobediência é uma virtude necessária à criatividade", "Do materialismo ao espiritualismo, é uma simples questão de esperar esgotarem-se os limites do primeiro."

Seu existencialismo rendia algo de melancólico. "Não sei por que nasci, pra querer ajudar a querer consertar o que não pode ser. Carpinteiro do universo inteiro eu sou". "Eu perdi o meu medo da chuva. Pois a chuva, voltando pra terra, traz coisas do ar", "Há homens que nascem póstumos", "eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz." Mas lá vinha a beleza trazida pela outra parte do mesmo Raul equilibrando-se no amor, o que evitava que se tornasse um niilista apocalíptico. "Só há amor quando não existe nenhuma autoridade", "O amor só dura em liberdade. O ciúme é só vaidade. Sofro, mas eu vou te libertar", "Como as pedras imóveis na praia, eu fico ao teu lado, sem saber dos amores que a vida me trouxe e eu não pude viver", "Hoje eu sei que ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez" e a bela "Diga o que você quer, se acaso não quiser, feliz eu serei seu nada, mas um nada de amor."

Nos restam as lembranças

Viva nosso ídolo!

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

TOP OF MINDS - SCHOOL

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Cultura
Paiçandu consta no Projeto Biblioteca para Todos. Londrina também
Viabilizado pela Lei Rouanet, o grupo educacional está reformando e modernizando bibliotecas em 11 escolas e colégios sociais
30/04/2025
Cultura
Academia de Letras abre a temporada cultural
FRASE- Autorizada a revelação dos 6 novos integrantes da UNIJORE ( Maria Inês Botelho, presidente da agremiação
04/02/2025
Cultura
Festa popular mais frequentada é a junina, e não o carnaval
Pesquisa revela que sertanejo é o gênero musical favorito no país
02/02/2025
Cultura
Brasil bate recorde com mais de 3,5 mil salas de cinema
Mais de 120 milhões de pessoas foram aos cinemas em 2024
07/01/2025
Cultura
(Retificando) Dia do leitor, dia da volta
Existem datas que passam quase despercebidas, por isso resolvi escrever essa crônica (JC)
07/01/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp