Domingo, 07 de Setembro de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasComo aliviar e tratar a fascite plantar, uma das principais responsáveis por dor no pé
Saúde

Como aliviar e tratar a fascite plantar, uma das principais responsáveis por dor no pé

*Da Redação

Sabe quando você está caminhando e vira o pé? A primeira sensação é aquela fisgada, aquela dor na planta do pé, não é verdade? Se já passou por isso, provavelmente estava com fascite plantar, uma das doenças mais comuns que acometem o pé.

 

A fascite plantar ocorre quando o tecido fibroso (chamado de fáscia plantar) está inflamado, devido a um estresse excessivo dessa região. A fáscia plantar é um tecido conjuntivo que se estende da base do calcanhar por toda a planta do pé. A inflamação é causada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar.

 

Geralmente, quem sofre dessa doença sente fortes dores no pé logo pela manhã, ao dar os primeiros passos. A dor piora pela manhã quando se começa a andar e melhora depois. Também pode ocorrer inchaço no local. Muitas são as causas da fascite plantar e é importante ficar atento a elas. Frequentemente é causada pela lesão de um esforço repetitivo da fáscia plantar e um mau amortecimento de impacto.

 

Estudos recentes vêm demonstrando que a fascite plantar não ocorre somente por processos inflamatórios, mas pode ser também uma alteração estrutural mais condizente com processos degenerativos. A dor pode ser intensificada com exercícios físicos intensos, peso ou idade. Geralmente a fascite plantar está associada à obesidade, ficar em pé por longos períodos, pés planos ou cavos, falta de atividade física, corrida excessiva, distúrbio de pisada durante a prática esportiva, diferença de comprimento das pernas, esporão de calcâneo, encurtamento do tendão de aquiles e ainda o uso de calçados impróprios. Mulheres estão mais sujeitas a desenvolver a fascite, devido ao uso de sapatos inadequados.

 

Indivíduos com fascite plantar frequentemente apresentam dificuldade para realizar a dorsiflexão do pé, o movimento de elevar o pé em direção à canela. Essa dificuldade geralmente se deve ao retesamento do músculo da panturrilha ou do tendão de aquiles, que é conectado à fáscia plantar. O diagnóstico pode ser feito através de ressonância magnética e, em casos mais graves, por meio do ultrassom.

 

A fascite plantar é muito discutida pelos profissionais da saúde e esportistas e pode ser confundida com esporão de calcâneo, pois a fáscia se estende pela mesma região do calcanhar e, após longos períodos de sobrecarga, pode causar o esporão. Mas não são a mesma coisa. Aproximadamente 10% das pessoas desenvolvem fascite plantar em algum momento da vida. Muitas vezes o raio-x do pé ou tornozelo irá mostrar um esporão do calcâneo, que não necessariamente é doloroso.

 

Para prevenir a fascite, é de suma importância controlar o peso (e nesse caso não só para a fascite, mas para a saúde em geral), readaptar a prática esportiva, alongar os músculos da panturrilha antes e após a corrida, corrigir as alterações nos casos de pé chato ou cavo e a hiperpronação (excessiva rotação do pé de dentro para fora) e readequar o calçado para obter maior amortecimento e suporte. Usar palmilhas pode ser uma das formas mais eficazes de ajustar as alterações biomecânicas, causadoras da fascite plantar. Realizar alongamentos da fáscia frequentemente, também, pode ajudar a amenizar o incômodo ou prevenir a piora do quadro.

 

Outras lesões nos pés também são muito comuns, como a metatarsalgia, que é a dor na região anterior da sola dos pés. O tratamento consiste no uso de palmilhas, na modificação da superfície de treinamento e no uso de calçado adequado. Outra situação é a tendinite do tibial posterior, que é uma inflamação de um tendão na face lateral interna do calcanhar. O tratamento pode ser realizado com aplicação de gelo e o uso de anti-inflamatórios.

 

Alívio

 

Para aliviar as dores da fascite plantar, existem métodos que realmente são eficazes e podem trazer bem-estar, como fazer alongamentos que aliviam os sintomas temporariamente. Veja opções:

Puxar a ponta do pé com a mão, pressionando contra a parede ou com uma toalha por 30 segundos;

Alongar a panturrilha;

Sempre preferir gelo ao calor e nunca ultrapassar 20 minutos de aplicação;

Congelar uma garrafa de água (600ml), pisar em cima e rolar o pé sobre ela, fazendo isso por um minuto, repetindo três vezes.

 

Imobilização raramente é a melhor saída. Hoje em dia a reeducação da atividade física, o uso de palmilhas e exercícios específicos são as melhores soluções.

Tratamento

Existe tratamento para a fascite plantar, que pode trazer muitos benefícios. Conheça as alternativas:

Repousar e evitar atividades que agravam a dor;

Usar calçado adequado e evitar andar descalço em superfícies rígidas. Evitar calçados planos e dar preferência a um tênis com bom sistema de amortecimento no calcanhar, considerando o uso de palmilhas para cada tipo de pé;

Fisioterapia;

órteses (talas noturnas e tornozeleiras para uso diurno);

Tratamento farmacológico: anti-inflamatórios, sempre com prescrição médica, que ajudarão no alívio da dor;

Acupuntura;

Terapia por ondas de choque;

Aplicação de Toxina Botulínica tipo A (como o Botox);

Infiltração com anestésico (como a lidocaína) ou infiltração a seco;

Infiltração com corticosteroides;

Em último caso, tratamento cirúrgico, que nem sempre tem bons resultados (fasciotomia plantar).

 

Para relaxar os pés, existem métodos muito eficazes e eficientes, que farão o corpo e mente entrarem em sintonia. Os pés possuem pontos reflexivos que correspondem a órgãos, glândulas e estruturas do corpo. Os métodos são os mais variados e ajudam significativamente na saúde dos pés, proporcionando relaxamento e bem-estar, evitando problemas futuros. A reflexologia é a pressão aplicada em determinadas áreas dos pés, com os dedos das mãos, trazendo como benefício a redução da tensão do dia a dia, melhorando a irrigação sanguínea e combatendo o estresse. Massagens também são muito bem-vindas e ótimas para relaxar e manter os pés hidratados.

Cuidar bem dos pés evita uma série de doenças e ajuda no bem-estar físico e mental. Evitar o uso de sapatos fechados, quando possível. Isso é importante, pois os pés precisam respirar e evita que a pele fique grossa.

*Postal Saúde

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Saúde
Agora Tem Especialistas?
Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde para reduzir as longas filas na rede pública, ainda não atingiu seus objetivos.
25/08/2025
Saúde
Tratamento dentário? Eis um checklist
A explosão de ofertas em tratamentos dentários na rede social motivou a pauta
17/08/2025
Saúde
Para evitar crise financeira, Unimed Nacional recebe aporte de R$ 1 bilhão
Em Maringá a cooperativa não se pronunciou se participou ou não do aporte
16/08/2025
Saúde
Receitas digitais de cannabis estão no alvo da Justiça
Parecer abre caminho para responsabilização criminal de farmacêuticos na Europa
05/08/2025
Saúde
Quem tem medo da morte súbita?
Há novidades sobre o assunto
13/05/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

A perda do mandato da vereadora Cris Lauer foi justa ou injusta?
1
Injusta
2
Indeciso
3
Justa

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp